Como fazer SEO para WordPress

WordPress é um dos mais conhecidos e utilizados CMSs (gerenciadores de conteúdo) de todo o mundo. Sua grande fama não é à toa: além de uma excelente plataforma para blogs, o WordPress é tão poderoso que milhões de sites em todo o mundo são movidos por essa ferramenta que é tão amada pelos seus usuários. No mundo do SEO, WordPress é sem dúvida a ferramenta preferida da maior parte dos usuários pela sua facilidade e flexibilidade.

Neste guia de WordPress SEO, iremos dissecar todo o WordPress do ponto de vista dos sites, não dos blogs, para que você aprenda a tirar o máximo proveito dos recursos e saiba aplicar as melhores técnicas de SEO, para alcançar os melhores resultados e – por que não? – o primeiro lugar no Google para as suas palavra-chaves mais desejadas, com foco em sites institucionais.

O WordPress não faz milagres com sites, mas é um excelente começo.

Por que SEO com WordPress

Muitas pessoas já familiarizadas com publicação de sites na internet se perguntam: Por que usar o WordPress para SEO ao invés de outras ferramentas como Joomla!, Drupal ou gerenciadores de conteúdo em linguagens como ASP, .Net e Java?

A resposta para essa pergunta são muitas, desde a facilidade e baixo custo de implementação até o fato de que o WordPress atualiza o código-fonte para adequar-se aos padrões do Google mais rapidamente que os demais gerenciadores de conteúdo (CMS). Um exemplo disso é o uso de negrito para para destacar a palavra-chave: o Joomla! até o ano passado colocava a tag <b> para negritar o texto ao invés da tag <strong>, que o Google considera já faz algum tempo como a tag “oficial” para enfatizar. Isso obviamente é um detalhe, mas SEO é o jogo de ganhar em todos os detalhes.

Vários outros pontos técnicos no WordPress tornam o código otimizado, diferenciando o WordPress para SEO das outras plataformas.

O WordPress é uma plataforma muito robusta de publicação de conteúdo e ao mesmo tempo leve, sendo capaz de gerenciar tranquilamente sites de até 1.000 páginas. Seu sistema, que é de código aberto, recebe manutenção freqüente de uma comunidade muito unida que, além de cuidar do core do WordPress, também desenvolve uma série de plugins que facilitam a vida do desenvolver e usuário do sistema.

Os plugins do WordPress, aliás, são um ponto alto do sistema e, depois de sua simplicidade e atualização freqüente, a principal vantagem de usá-lo como backend do site de sua empresa.

WordPress SEO by Yoast

Por falar em plugin, vamos usar ao longo deste artigo um plugin que é um verdadeiro canivete-suíco do SEO. Chame-se WordPress SEO by Yoast e é o mais completo plugin de SEO e que dá menos problemas de compatibilidade com outros plugins no site. Com o WordPress SEO by Yoast você não precisa instalar um plugin para Sitemap, um para Breadcrumb, um para Title e Meta description, porque o WordPress SEO tem todas essas funções.

Além disso, esse plugin aparece na tela de edição das páginas e posts com um campo para definir qual palavra-chave você quer focar, então ele faz um verificação de diversos critérios de SEO on-page, que você não pode esquecer na hora da publicação do conteúdo. Basta salvar rascunho e depois clicar na aba “Page Analysis” do plugin que já aparecerá quais pontos você deve alterar para ter uma página otimizada.

Para prosseguir, será necessário ter o WordPress SEO by Yoast instalado em seu site.

SEO e seus critérios

Antes de entrarmos nos detalhes do WordPress SEO, vamos definir um pouco conceitos de SEO (Search Engine Optimization), que pode ser traduzido como Otimização de Sites e trata de como colocar seu site nas melhores posições do Google.

SEO baseia-se na qualidade do conteúdo publicado e em adequar o seu site aos critérios dos mecanismos de busca (otimização on-page), juntamente a popularidade do seu site na internet (otimização off-page).

O SEO WordPress aborda principalmente da otimização on-page, é sobre isso que falaremos detalhadamente daqui em diante. Porém em alguns tópicos abaixo você também encontrará dicas para otimização off-page.

Este guia estará dividido nas partes “On page” e “On site”, que correspondem respectivamente o que deve ser feito numa página específica e o que deve ser feito no nível do site, para obter o máximo de resultados.

1. WordPress On page

Embora na terminologia de SEO “On page” se refira a tudo do domínio, vamos usar “On page” neste contexto apenas para a página específica.

Antes de tudo, é fundamental publicar conteúdo com informação de qualidade que as pessoas não vão encontrar em outro lugar, porque o Google gosta de trazer só os melhores resultados. Mas isso apenas não basta, é necessário deixar evidente que a sua página é a melhor página na internet para uma determinada palavra-chave e isso envolve uma excelente página, dentro de um um site que para ser excelente deve ser organizado e sua navegação, intuitiva.

Primeiro, é preciso repararmos que há dois tipos de títulos de página: o título do artigo e o título da janela, que se encontra na tag <title> do site. É preciso que ambos sejam escolhidos corretamente porque enquanto o primeiro será responsável pela linkagem interna de seu site, o segundo será responsável pelo título da janela (ou aba), que é um dos critérios mais importantes para o mecanismo de busca.

Macetes para escrever artigos mais encontráveis

Os artigos escritos devem ter a palavra-chave que você quer otimizar e outras relacionadas em negrito. O Google considera mais relevante o que está escrito em negrito e itálico para relacionar o texto com determinada palavra-chave e você deve analisar esse aspecto também fazendo WordPress SEO!

Além disso a mesma palavra-chave deve estar na URLs da página (veja Subtópico URL amigável abaixo), no título, no subtítulo, no começo do primeiro parágrafo e repetida algumas vezes ao longo do texto, desde que o texto continue agradável de ser lido pelo seu usuário.

Também é importante otimizar as imagens, publicando pelo menos uma imagem com o a palavra-chave no nome do arquivo (salve o arquivo com nome-da-imagem-com-palavras.jpg, em vez de DSC_2309493.jpg) . É valioso colocar a palavra-chave nos atributos “title” e “Alt” da imagem. Se você também quiser colocar um vídeo do YouTube relacionado com o tema pode tornar a experiência de navegação do usuário melhor e ganhar mais alguns pontos com o robô do Google.

Outro ponto relevante é escrever textos com no mínimo 300 palavras, parágrafos curtos e palavras simples que facilitam a leitura, porque o Google também considera esses fatores.

Title e Meta Description

Para otimizar cada página no buscador do Google é fundamental que os títulos das páginas não sejam repetidos, porque o Google não vai posicionar bem um conteúdo duplicado, o que ele quer é conteúdo original.

É possível com o plugin WordPress SEO by Yoast especificar um título (<title>) para ser exibido no Google diferente do título do post /página do artigo. O title deve ter até 70 caracteres que serão exibidos na página de resultados do Google (SERP). Também é possível colocar uma descrição na SERP mais atraente para gerar mais visitas. Basta você inserir a meta description com até 156 caracteres quando editar a página, caso contrário aparecerão as primeiras palavras do texto. Desse modo você faz com que a sua página seja boa tanto para o usuário quanto para o Google.

WordPress SEO com as palavras-chave certas

Um dos pontos principais no trabalho de WordPress SEO é otimizar todas ou o máximo de seções do site. Para isso, é necessários que as palavras utilizadas no site sejam as palavras que têm mais relevantes e com mais busca na internet.

A escolha das palavras-chave que vão ser utilizadas no site devem ser escolhidas a partir do volume de buscas no Google para a língua e país específicos. Isso pode ser feito usando a Ferramenta de Palavras-Chave do Google Adwords/Google Adwords Keyword Tool (para descobrir quais são as palavras mais buscadas) e também consultas feitas direto no Google (para descobrir quais são os concorrentes para palavras-chave).

Se a palavra-chave tem muita concorrência e é difícil de alcançar as primeiras posições, pode ser mais fácil atrair mais visitas estando bem posicionado com uma palavra-chave menos concorrida.

 

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