O que é Marketing?
Creio que muitos gestores e empresários experientes ainda podem ter um pouco de dificuldade para entender, de fato, o papel do Marketing dentro da corporação.
Quando pensamos em Marketing, uma das confusões mais comuns é considerar que essa atividade se resume à oferta de produto ou serviço por meio de publicidades ou de ações em geral.
Por definição, Marketing são estratégias empresariais de otimização de lucros por meio de adequações de produção e oferta de produtos ou serviços que atendam às necessidades e preferências dos consumidores.
Como a maioria dos conceitos, essa definição de Marketing não contempla a dimensão prática de como ele deveria atuar dentro da empresa e nem qual a relevância dessa atuação para o desenvolvimento do negócio.
Alguns novos termos, como “Growth Hacking”, estão impactando na estratégia macro do Marketing e ampliando essa visão dentro das corporações internacionais, sendo que essa tendência vem chegando como uma nova iniciativa aqui no Brasil.
Para mim, o Marketing é o único departamento dentro das empresas que tem ligação direta – digo “direta” porque causa alto impacto – com todos os outros departamentos. Assim, o Marketing atua com uma pontinha de cada departamento, realizando interligações entre o estratégico e o operacional da empresa.
Com base na experiência do profissional de Marketing e com os dados coletados por todos os outros departamentos, o trabalho do Marketing é pensar em inovações que caibam dentro dos recursos disponíveis e que conquistem os resultados alinhados aos objetivos da empresa.
Para o entendimento dessa relação e também para que ela funcione como deveria, creio que algumas perguntas são essenciais. Essas perguntas podem ser direcionadas para cada departamento, como, por exemplo:
Financeiro: Quanto custa um novo cliente? Qual o playback do projeto ou produto? Qual o retorno esperado sobre o investimento (ROI)? Qual a verba disponível? Em qual período ela estará disponível?
Administrativo: Quais são os valores da empresa? Como trabalhamos para impactar os nossos colaboradores? Quais são as metas de crescimento? Onde a empresa quer chegar? Como a empresa quer ser vista no mercado?
Comercial: Como ofertamos o nosso produto ou serviço? Quem é o nosso cliente? Qual é a nossa abordagem de vendas?
Desenvolvimento do Produto: De que forma esse produto impacta o nosso cliente? Qual problema ele resolve? Podemos inserir alguma característica que o torne mais atrativo? Podemos desenvolver novos produtos com base no know-how e na atuação do mercado?
Atendimento: Qual a experiência do nosso cliente? Qual percepção queremos causar?
Com base nessas perguntas (que, na minha opinião, são as mais básicas) e em muitas outras que podem surgir somadas aos dados coletados, o Marketing pode iniciar um trabalho que intitulo “de fora para dentro”, ou seja, um trabalho que visa a entender alguns aspectos que já não fazem parte do interior da corporação. Trata-se de um aprofundamento na concorrência e de um estudo de mercado que proporcionam um olhar complementar para o Marketing.